Auditorias Segunda Parte
A BMC tem vasta experiência na execução de auditorias de terceira parte (certificação), bem como auditorias a terceiros (avaliação de fornecedores).
As auditorias de avaliação de fornecedores são historicamente utilizadas por grandes organizações (Multinacionais, Distribuidores, Administrações, etc.). Estas avaliações permitem uma seleção independente e sistematizada de fornecedores.
Em grandes organizações, os fornecedores considerados críticos não são avaliados apenas por métodos como:
- Controlo na entrega de produtos ou serviços,
- Controlo de pontualidade na entrega,
- Conformidade com os requisitos desses produtos ou serviços,
Os fornecedores também são avaliados por meio de auditorias, que, quando contratadas a organismos de certificação, são consideradas de segunda parte.
Este tipo de avaliações foram e são muito utilizadas em sectores como a indústria alimentar, mas nos últimos anos estão a ser utilizadas noutros sectores como:
- Automóvel.
- Aeronáutica.
- Têxtil.
- Embalagem
os benefícios das auditorias de segunda parte
As auditorias de segunda parte permitem uma avaliação aprofundada dos fornecedores e potenciais fornecedores, bem como avaliações centradas nos aspectos considerados mais relevantes.
A externalização das avaliações de fornecedores apresenta algumas vantagens, entre as quais se destacam:
- Flexibilidade e agilidade na execução dessas avaliações.
- Redução de custos devido ao outsourcing.
- Contratação de auditores especializados em setores específicos.
- Possibilidade de desenvolver protocolos de auditoria próprios com a visão de um grupo de trabalho, que tem uma vasta experiência no sector da avaliação da conformidade.
- Uma avaliação independente que não envolve o pessoal que utiliza os materiais ou serviços dos fornecedores.
Em conclusão, as auditorias de segunda parte são uma opção muito interessante para a avaliação de fornecedores críticos de grandes organizações, que não só têm de controlar os parâmetros de qualidade dos produtos ou serviços adquiridos, como também têm de controlar outros aspectos como o Ambiente, a Segurança no Trabalho, a Responsabilidade Social, entre outros.