Esta política visa identificar os critérios de suspensão, cancelamento e redução do escopo dos certificados emitidos pelo BMC.
O BMC reserva-se o direito de suspender, retirar, reduzir o escopo de um certificado ou restringir as condições de uso de logotipos e marcas de certificação; em qualquer ponto do ciclo de certificação. Antes de tomar a decisão de suspender, retirar ou reduzir o escopo de um certificado, a BMC dará ao cliente a oportunidade de agir para que isso não aconteça.
A BMC não delega a pessoal externo ou a outras empresas a tomada de decisão de suspensão, cancelamento ou redução do escopo do certificado.
Se a BMC for consultada sobre o status de um certificado por qualquer uma das partes interessadas no processo de certificação, ela fornecerá todos os dados necessários sobre o status do certificado (suspenso, cancelado, reduzido, …)
- O BMC pode suspender um certificado, quando encontra uma das seguintes circunstâncias:
- O cliente não tem capacidade para cumprir os requisitos definidos pela regulamentação ou pelo seu próprio sistema de gestão.
- O cliente não cumpre os ciclos de certificação em auditorias de acompanhamento ou auditorias de recertificação.
- O cliente não esclarece adequadamente e dentro do prazo estabelecido as ações tomadas para solucionar as não conformidades detectadas durante as auditorias.
- O cliente faz mau uso dos logotipos e marcas de certificação da BMC.
No caso da certificação de produto, realiza transações do mesmo com declarações que não correspondem à certificação ou nível de certificação. - O cliente não cumpre os compromissos econômicos contratados, com a assinatura da aceitação da oferta.
- As ações realizadas pelo cliente põem em causa a reputação da BMC e / ou dos detentores de padrões privados como RSPO, FSC®, PEFC, UTZ, ISCC entre outros.
- O próprio cliente solicita a suspensão voluntária do certificado.
A pessoa responsável por tomar a decisão de suspender, cancelar ou reduzir o escopo será sempre o próprio pessoal da BMC que toma as decisões de certificação, pessoal que sempre terá as competências adequadas e suficientes.
O comitê de independência e imparcialidade aprovará anualmente as listas de clientes que foram suspensos, cancelados ou cujo escopo de certificação foi reduzido.
A BMC sempre comunicará as decisões de redução, suspensão ou cancelamento aos clientes; Essas comunicações serão sempre feitas por escrito (Carta ou e-mail) e você sempre as gravará. No caso de padrões privados como RSPO, FSC®, PEFC, UTZ, ISCC também realizará as comunicações adequadas com esses órgãos, que entre outros podem incluir a atualização do status do certificado nas plataformas correspondentes.
A comunicação de suspensão ao cliente sempre cobrará:
Que o cliente possa tomar medidas para corrigir os desvios que levaram à comunicação da suspensão do certificado.
O cliente deve informar seus clientes de que seu certificado está suspenso.
Que o cliente não precise utilizar o certificado em nenhuma das atividades que desenvolve.
Em suspensão, o certificado do cliente está temporariamente inválido.
As suspensões de certificados nunca excederão 6 meses.
BMC irá avaliar as ações tomadas pelo cliente a fim de determinar se a suspensão do certificado é retirada ou se, pelo contrário, a suspensão é continuada ou a decisão de cancelamento é tomada (qualquer uma dessas decisões será adequadamente comunicada por escrito ao o cliente).
O BMC pode realizar auditorias extraordinárias para verificar as ações tomadas pelo cliente.
Quando as ações tomadas pelo cliente não são consideradas adequadas, então é tomada a decisão de cancelamento.
Os cancelamentos são comunicados ao cliente por escrito, esta comunicação incluirá:
- Que o cliente não é mais certificado pela BMC.
- Que o cliente deve devolver todas as cópias do certificado.
- Que você deve remover todas as marcas de certificação e logotipos de certificação de suas áreas de negócios.
- Que não pode usar as certificações que detém junto ao BMC em suas atividades.
As ações judiciais que a BMC venha a tomar decorrentes desse processo serão sempre tomadas pela alta administração.
O BMC tomará a decisão de reduzir os escopos de certificados, desde que a organização em uma parte do escopo esteja em conformidade com os requisitos de seu sistema e com os requisitos da norma em que está certificada.
O pessoal que toma a decisão de redução da certificação é sempre o pessoal da BMC.
Um novo certificado será reemitido com os mesmos períodos de validade e o escopo do certificado alterado.
Na lista de clientes certificados, o escopo acessível ao público será modificado.