Certificação ISO 9001
A BMC oferece serviços de certificação na norma ISO 9001 com as seguintes acreditações:
- ENAC com certificados emitidos por BMC Assurance.
- UKAS com certificados emitidos por BM TRADA.
A norma ISO 9001
A ISO 9001 é o norma internacional por excelência para sistemas de gestão da qualidade. A certificação na ISO 9001 demonstra que os processos da organização são controlados por procedimentos que aumentam substancialmente o controlo operacional da organização. O objetivo é demonstrar que uma organização cumpre os seus requisitos internos de qualidade e que estes, por sua vez, reflectem os requisitos das normas internacionais. A ISO 9001 baseia-se nos princípios da gestão da qualidade, que fornecem um quadro estruturado mas flexível para garantir que os seus processos satisfazem consistentemente os requisitos dos clientes.
A certificação ISO 9001 é aplicável a qualquer tipo de empresa e, dentro desta, a qualquer uma das secções que a compõem. A aplicação da norma permite-nos homogeneizar um processo para que, desta forma, seja fornecido um serviço ou produto normalizado. Muitas organizações já dispõem de sistemas para fornecer produtos ou serviços normalizados, mas a ISO 9001 demonstra às partes interessadas e aos clientes que o sistema está em conformidade com as melhores práticas internacionais.
Quais são os benefícios?
Ter um sistema de gestão da qualidade ISO 9001 certificado por um entidade independente e acreditada demonstra o seu empenho na qualidade e na melhoria contínua dos seus processos. Garante também que o seu sistema está a funcionar de forma eficiente e eficaz, permitindo-lhe fazer poupanças de custos ano após ano.
Especificamente, a norma ISO 9001 fornece:
- Aumento da satisfação do cliente através de um serviço sólido e de qualidade.
- Uma redução na multiplicação de esforços. Melhoria da gestão através de uma definição correcta dos processos.
- Uma melhor compreensão por parte dos funcionários das suas responsabilidades, sabendo o que tem de ser feito, quando tem de ser feito e por quem.
- Redução de custos através da melhoria contínua, eficiência e produtividade.
- Capacidade de detectar erros imediatamente após a sua ocorrência e mesmo de os prevenir através da análise de risco.
- Melhor controlo da gestão e da informação.
- Melhor acesso aos mercados através do aumento da competitividade.
- Melhoria da relação com clientes e fornecedores.