Certificação de Cadeia de fornecimento RSPO
A certificação RSPO garante que a cadeia de fornecimento seja segura e rastreável, garantindo a sustentabilidade de seus produtos.
A RSPO (Roundtable on Sustainable Palm Oil) foi criada em 2004 para oferecer um modelo de produção e fornecimento de óleo de palma sustentável.
A BMC oferece este serviço de certificação RSPO, com acreditação ASI para a certificação da cadeia de fornecimento, sendo atualmente líder em certificação na Península Ibérica.
Quais os benefícios da certificação RSPO?
A certificação oferece benefícios significativos para a sua organização, incluindo os seguintes:
- Demonstra um compromisso ambiental.
- Vai ao encontro das expectativas dos grandes retalhistas e dos principais fabricantes.
- Permite que os clientes da sua empresa, escolham produtos ambientalmente sustentáveis.
- Permite acesso a novos mercados.
A certificação RSPO aplica-se a todos os produtos alimentares e não alimentares que utilizam óleo de palma/palmiste ou derivados. É a prova de que o produto provém de uma fonte bem gerida e certificada, que por sua vez não foi contaminada com outras fontes não certificadas, excepto sob rigorosos controlos de gestão.
Modelos de gestão da cadeia de fornecimento RSPO
Na norma de cadeia de custódia RSPO, existem três modelos de certificação de cadeia de fornecimento RSPO:
- Identidade RSPO preservada – Isolamento físico de quaisquer outras fontes de palma.
- Segregação RSPO – Isolamento físico de fontes de palma não certificadas
- MB Mass Balance RSPO – Sistema baseado num controlo contabilístico da palma certificada que permite a mistura de palma certificada e não certificada.
A existência destes três modelos permite que todas as organizações que trabalham com Palma tenham a possibilidade de ter um sistema de gestão certificável.
INFORMAÇÃO RELEVANTE
As organizações que optem por esta certificação ou que já sejam certificadas, devem conhecer os requisitos aplicáveis , que podem ser consultados em: